segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DOUTRINA SUD - Restauração do Sacerdócio

Restauração do Sacerdócio Aarônico:

De acordo com a história oficial da igreja SUD, o Sacerdócio Aarônico foi restaurado da seguinte maneira:

“Enquanto Joseph Smith traduzia o Livro de Mórmon, ele e o amigo Oliver Cowdery leram a respeito dos ensinamentos de Jesus Cristo quanto ao batismo por imersão para a remissão dos pecados (Livro de Mórmon, 3 Néfi 11:21-27).

“Em 15 de maio de 1829, Joseph e Oliver oraram pedindo orientação a respeito do batismo. Sua oração foi respondida por um mensageiro celestial.
“João Batista ressurreto, apareceu a eles e concedeu-lhes o sacerdócio de Aarão, ou Sacerdócio Aarônico, que possui a autoridade para pregar o evangelho do arrependimento e para batizar.

“Joseph e Oliver então batizaram um ao outro no rio Susquehanna. Esse evento marcou o início da restauração do sacerdócio, que havia sido retirado da terra durante o período da Apostasia”. (site oficial da igreja SUD – A autoridade para batizar).


Porém, ao analisarmos o Livro de Mandamentos de algumas declarações, observamos que a real história, novamente, tem suas contradições.

Em 1833,  a primeira citação sobre a autoridade do Sacedócio apareceu oficialmente no Livro de Mandamentos da igreja SUD.

De acordo com uma revelação citada na seção 15:6-7. Oliver Cowdery foi:

batizado (um mês antes) pela mão do meu servo Joseph, do modo que Eu havia ordenado”. Livro de Mandamentos 15:6-7 - ver figura abaixo.
Livro de Mandamentos 15:6-7


Vejamos o que DeC 18:7 atual diz:

"E assim, como foste batizado pelas mãos de meu servo Joseph Smith Júnior, de acordo com aquilo que lhe ordenei, ele cumpriu aquilo que lhe ordenei."

Lucy Smith explicou as circunstâncias sob as quais este mandamento chegou à seu filho, na ocasião em que Joseph e Oliver traduziam o terceiro capítulo de Néfi do Livro de Mórmon:

“Numa manhã, não obstante, eles se puseram como de costume a fazer seu trabalho, quando a primeira coisa que se apresentou a Joseph foi o mandamento de Deus de que ele e Oliver deveriam descer às águas e cada um deles ser batizado.

Rio Susquehanna
“Eles imediatamente foram ao rio Susquehanna e obedeceram ao mandamento lhes dado através do Urim e Tumim.


"Quando voltavam para casa ouviram a Samuel Smith em oração num lugar recluso. Eles haviam recebido a autoridade para batizar... E eles contaram à Samuel que lhes seguiu direto para também ser batizado." [1]

Essa autoridade para batizar refere-se ao Sacerdócio Aarônico, ou Sacerdócio Menor.

David Whitmer
Em 1885, David Whitmer, um outro membro da Igreja de Nova Iorque e uma das três testemunhas especiais do Livro de Mórmon, contou a mesma versão acima de como Joseph e Oliver receberam a autoridade para batizar (Sacerdócio Aarônico):

“Eu mudei Joseph Smith e Oliver Cowdery de Harmony, Pensilvânia, para a casa dos meus pais em Fayette, condado de Sêneca, Nova Iorque, no ano de 1829 (para que pudessem terminar o trabalho de tradução do Livro de Mórmon). 

"No caminho, eu conversei à vontade com eles sobre este grande trabalho que eles estavam fazendo. Oliver me disse, na presença de Joseph, que eles se batizaram um ao outro, procurando cumprir com aquele mandamento...

“Eu nunca ouvi que um anjo havia ordenado à Joseph e Oliver ao Sacerdócio Aarônico até o ano de 1834 ou 1836 em Ohio. Minha informação, vinda de Joseph e Oliver sobre esta questão se mantêm conforme eu afirmei, de que eles haviam recebido este mandamento através de revelação dada à Joseph

"Eu não creio que João Batista houvesse jamais ordenado à Joseph e Oliver como dito e acreditado por alguns. Eu considero que este seja um erro, um equívoco.”[2]

Sob a luz dos depoimentos de David Whitmer e Lucy Smith, Joseph parece que pretendia manter seu batismo e o de Oliver e o recebimento do Sacerdócio Aarônico fora do alcance de seus inimigos. 

Mas por que manter tal segredo também de seus seguidores?

Restauração do Sacerdócio de Melquisedeque

De acordo com a história oficial da igreja, o Sacerdócio de Melquisedeque foi restaurado da seguinte maneira:
“Pouco tempo depois de Joseph Smith e Oliver Cowdery terem recebido o Sacerdócio Aarônico, os profetas da antiguidade Pedro, Tiago e João apareceram a eles como mensageiros celestiais.

“Esses Apóstolos concederam a Joseph e Oliver o Sacerdócio maior, ou de Melquisedeque. Isso deu-lhes a autoridade para organizar a Igreja de Cristo e dirigir a pregação do evangelho em todo o mundo.

“Os antigos Apóstolos de Cristo ordenaram Joseph e Oliver como Apóstolos e testemunhas especiais de Cristo em nossos dias”. (site oficial da igreja SUD – Autoridade dos Apóstolos)

Novamente, mais contradições sobre esse fato:

Pouco depois de terem chegado à casa de Peter Whitmer, de acordo com depoimentos, Joseph e Oliver receberam autoridade adicional da mesma forma que a anterior – por revelação! Agora eles seriam capazes de conferir o dom do Espírito Santo. 

Foi prometida à Joseph esta autoridade maior (Secerdócio de Melquisedeque) quando ele se batizou, e ele estava “ansioso” e “diligente em oração” para recebê-la. Ele explicou como Deus lhe deu esta autoridade na casa dos Whitmer em junho de 1829:

“Nós estávamos por algum tempo empenhados neste assunto em humilde oração, e à medida que nós nos reuníamos no quarto superior da casa do Sr.Whitmer para buscar ao Senhor, O buscávamos com todo nosso coração...

“(Nós) estávamos há algum tempo dedicados em solene e fervorosa oração , quando a palavra do Senhor veio até nós naquele quarto, nos mandando que eu deveria ordenar à Oliver Cowdery para ser o Élder de A Igreja de Jesus Cristo e que ele também deveria me ordenar ao mesmo ofício e então ordenar a outros...

“(Nós) fomos, no entanto, mandados a postergar esta ordenação até que pudéssemos ter nossos irmãos que foram e que seriam batizados e congregassem conosco...” [3]

Esta postergação durou até o dia 6 de abril de 1830, o dia em que a Igreja foi organizada.

Dois meses depois, uma revelação publicada no Livro de Mandamentos 24:3-4, fazia referência à nova e maior autoridade do Sacerdócio ao afirmar que:

“mandamentos foram dados à Joseph, que foi chamado por Deus e ordenado um apóstolo de Jesus Cristo e também à Oliver, que também fora chamado por Deus um apóstolo de Jesus Cristo, um Élder em sua Igreja e ordenado sob suas (Joseph) mãos.” (figura abaixo) 
Livro de Mandamentos 24:3-4

Isso significa que eles receberam o chamado na casa dos Whitmer (em 1829) e cada um foi ordenado na primeira reunião da Igreja, passando então a terem o Sacerdócio de Melquisedeque e a serem chamados de Élderes.

Nenhuma administração de anjos não foi mencionada, nem mesmo no  Livro de Mandamentos. Este, por sua vez, continua a explicar que um Élder guarda a autoridade de presidir, ordenar outros Élderes e conferir o dom do Espírito Santo.

 Veja também Doutrina e Convênios 20:2-3, 38-45.

 2 Mandamentos esses dados a Joseph Smith Júnior que foi chamado por Deus e ordenado apóstolo de Jesus Cristo para ser o primeiro élder desta igreja;
  3 E a Oliver Cowdery, que foi também chamado por Deus como apóstolo de Jesus Cristo para ser o segundo élder desta igreja e ordenado sob sua mão;


  38 O dever dos élderes, sacerdotes, mestres, diáconos e membros da igreja de Cristo: Um apóstolo é um élder e batizar é seu chamado;
  39 E ordenar outros élderes, sacerdotes, mestres e diáconos;
  40 E administrar o pão e o vinho—os emblemas da carne e sangue de Cristo—
  41 E confirmar os que são batizados na igreja, pela imposição de mãos para o batismo de fogo e do Espírito Santo, de acordo com as escrituras;
  42 E ensinar, explicar, exortar, batizar e zelar pela igreja;
  43 E confirmar a igreja, impondo as mãos e conferindo o Espírito Santo;
  44 E dirigir todas as reuniões.
  45 Os élderes devem dirigir as reuniões conforme guiados pelo Espírito Santo, de acordo com os mandamentos e revelações de Deus.


O termo Élder era também na ocasião sinônimo do termo apóstolo e não deveria ser confundido com o posterior ofício ou chaves de apóstolos, ambos somente seriam introduzidos por volta de 1835. Inicialmente, qualquer um que fosse ordenado a Élder era considerado um apóstolo. O Livro de Mandamentos diz: “Um apóstolo é um Élder.” (Livro de Mandamentos 24:32)

Em uma carta datada de 1830 de introdução de Orson Pratt ao ramo de Colesville, Joseph Smith e John Whitmer chamaram Pratt de “outro servo e apóstolo”. Pratt havia sido recém ordenado a Élder um dia antes.

Sidney Rigdon escreveu em 4 de janeiro de 1831: 

“Eu lhe envio esta carta por John Whitmer. Receba-o, pois ele é um irmão muito amado e um apóstolo desta Igreja.”

Whitmer era um Élder. Ezra Booth registrou em 1831 que Ziba Peterson, um missionário que tinha cometido um delito,

“foi privado de sua posição como Elder e apostolado” [4]

Jared Carter registrou em seu diário, em 1831, que foi ordenado a Élder:

“Eu recebi a autoridade de um apóstolo” [5]

O Livro de Mandamentos indica a autoridade de Joseph para fundar a igreja.

O Capítulo 24, de junho de 1830 diz que Joseph:

1 - “recebeu o perdão de seus pecados”;
2 - recebeu o “chamado...para seu trabalho santo” de um anjo que lhe deu os meios necessários para traduzir o Livro de Mórmon;
3 - que anjos mostraram o livro à outros que “confirmaram” dele;
4 - que a Igreja de Cristo foi organizada em 06 de abril de 1830 e que;
5 - no mesmo dia Joseph e Oliver ordenaram um ao outro a Élderes, tendo sido “chamados por Deus” para assim fazê-lo concluindo;
6 - “Portanto tendo sido grandes testemunhas, por eles o mundo deverá ser julgado.”


Veja no Livro de Mandamentos 24:1-12 (e também Doutrina e Convênios 20:1-13, que data de abril de 1830).
Livro de Mandamentos 24:2-12

Nestes relatos, absolutamente nada aparece sobre autoridades recebidas por Joseph e Oliver através de ordenações angelicais.

Há sempre uma história para explicar tais discrepâncias. Alguns argumentam de que a razão de que ninguém ouviu sobre a ministração de anjos antes é “explicada” por Joseph Smith, apenas OITO anos depois, em 1838:

“Nós fomos forçados a guardar segredo sobre as circunstâncias do recebimento do Sacerdócio e sobre nosso batismo, devido ao espírito de perseguição instalado em nossa vizinhança...” (Harmony, Pensilvânia) Nós fomos ameaçados de ser atacados. (JS-History 1:74-75).





DETALHES ADICIONAIS:

Brigham Young previu que o Sacerdócio seria totalmente retirado da igreja SUD.

Vejamos seu discurso:

"...Deixai esta igreja que é chamada de reino de Deus sobre a terra; nós juntaremos a primeira presidência, os doze, o supremo concílio, o bispado, e todos os anciãos de Israel.

"Supondo que os juntemos aqui, e aqui declaremos que é correto misturar nossa descendência com a raça negra de Caim, que eles devem estar conosco e participar conosco de todas as bênçãos que Deus nos tem dado.
"Naquele mesmo dia, e hora em que agirmos deste modo, o sacerdócio será retirado desta Igreja e reino, e Deus nos abandonará à nossa sorte. No momento em que consentimos em nos mesclar com a descendência de Caim, a Igreja deve ir para a destruição." [6]
  
Em 1978 cumpriu-se o que Brigham Young temia:

As autoridades da IJCSUD se reuniram e decidiram que o sacerdócio caberia a todos os do sexo masculino, dignos, independente de raça e cor - portanto, antes que todos os demais filhos de Adão obtivessem o sacerdócio! 
_______________________________
Notas:

Texto adaptado de Diário História SUD 1 e 2.

1 -  Lucy Smith's Preliminary Manuscript, ditado a Martha Jane Conray, 1844-45, original se encontra nos arquivos do Historical Departament, Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, Salt Lake City, Utah (LDS archives) citado em Early Mormon Documents, ed. Dan Vogel, 3+ vols. (Salt Lake City: Signature Books, 1996-), 1:381.

2 - David Whitmer em entrevistou Zenas H.Gurley Jr. em 14 de janeiro de 1885 (typescript, LDS archives. Veja Edward Stevenson Journal de 09 de fevereiro de 1886 e citado em Stenson Family History por Joseph Grant Stevenson, Provo, Utah, 1955) 1.177-78.

3 -  Dean C.Jessee, ed., The Papers of Joseph Smith: Autobiographical and Historical Writings (Salt Lake City:Deseret Book  Co., 1989), 1:299.

4 - Erza Booth a Edward Partridge, 20 de setembro de 1831; Sidney Rigdon aos irmãos de Ohio, 04 de janeiro de 1831 em E.D.Howe, Mormonism Unvailed (Painesville OH, pelo autor, 1834) 110, 208.

5 - Diário de Jared Carter, setembro de 1831, 35, LDS Archives.


6 - Brigham Young address, Ms. (d.1234, Box 48, folder 3, dated Feb. 5, 1852, LDS Church Historical Department, SLC, Utah, http://www.parowanprophet.com/Monthly_Flyer/flyer_of_the_month.htm e http://www.utlm.org/onlineresources/sermons_talks_interviews/brigham1852feb5_priesthoodandblacks.htm

16 comentários:

  1. Olá! Tenho amigos mórmon, conheço um pouco a respeito da igreja, até frequentei algumas vezes mas nunca me convenci e nem me convenceram a seguir a religião. Sempre tive dúvidas e nunca acreditei em Joseth Smith. Aqui tenho esclarecido algumas das minhas dúvidas e digo que o que vc escreve é bem coerente. Continuarei lendo e quando possível, farei comentários. Parabéns pelo blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada.

    E qualquer dúvida, se eu puder ajudar, não deixe de pergutar.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, investigadora, mais um grande post. Mudei meu nick aí, acho que pelo meu e-mail dá pra saber quem sou. Grande abraço, sucesso no seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada...

    E qualquer sugestão é semprebem vinda.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Fico pensando... mesmo fora da igreja, as pessoas admitem que, além de Joseph Smith ser um grande sacana, ele era também muito esperto. Então, provavelmente, ele deve ter visto depois na bíblia como os sacerdotes recebiam o sacerdócio, e inventou a imposição das mãos "nesta última dispensação". Bill Maher já chamou a igreja mórmon de camaleões exatamente por causa disso, mudam de acordo com a conveniência.

    ResponderExcluir
  6. Em uma das sátiras de South Park, onde Mitt Romney é representado, ele está constantemente mudando de idéia....

    É cômico.

    A imagem já está bem estabelecida sobre as mudanças de idéias!

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Ô investigadora, tem como você me dizer qual é a temporada e episódio? Eu gosto muito de South Park, mas só comecei a acompanhar recentemente. Eu gostaria de ver este episódio.

    ResponderExcluir
  8. As religiões em geral também não são muito diferentes, vale lembrar. A cada nova descoberta científica, a religião se adapta pra que não seja desmascarada.

    ResponderExcluir
  9. God Slayer

    Procurando na Internet, eu apenas encontrei o "All about mormons", que mostra JS usando chapéu cm as pedrinhas mágicas, etc.

    Mas este, especificamente, nào achei. Quando o encontrar, clocarei aqui,

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Sim, você tem razão.

    A última, que pegou todos de surpresa, foi o Papa, depois de pregar por tanto tempo na África que preservativo nào evitava contaminação pela AIDS, mudou seu discurso recentemente.

    Creio que a pressão mundial foi demais para ele, e houve realmente necessidade de mudar.

    E assim são todas as igrejas. Por isso, para mim, é praticamente impossível crer que qualquer uma é a representante de Deus nesta terra. Deus (ou qualquer nome que se dê à Ele), na minha concepção, é imutável.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Mas eu sei que você ainda acredita em deus, certo? Como é que é, faz parte de outra igreja agora, ou como diz o orkut, "tem um lado espiritual independente de religiões"?

    ResponderExcluir
  12. Não acredito no Deus bíblico, cheio de ira, fúria e contradições.

    Não acredito em igrejas ou religiões, manipuladas pelos homens.

    Procuroguiar minha vida de acordo com o Manifesto Humanista. Se Essa Força Suprema realmente existir, sei qe fiz o melhor na minha vida, tentando crescer, ajudar meu próximo e melhorar, de alguma forma, a qualidade de vida das pessoas.

    Se não existir, vivi uma boa vida, digna, verdadeira, e caridosa.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Hum... devo reconhecer minha ignorância, ainda não conheço este Manifesto Humanista. Mas acredito no ser humano, na ética, na ciência, na política (não politicagem, que é o que se faz no Brasil), na sabedoria, na filosofia. Acredito também na natureza. Acredito na 13ª regra de fé! kkkkkkk
    Não creio que exista um deus, acho pouco provável. Só se deus for a natureza! Mesmo assim, todos os mitos que existiram até hoje, todos são humanos demais, foi o homem quem criou os deuses, e não o contrário. Bom, na minha opinião, pelo menos, não quero ser o dono da verdade. Mas o deus bíblico, cristão, muçulmano, esses sim, eu sei que não existem.

    ResponderExcluir
  14. Detalhe: a parte da regra de fé que me referia é a parte que diz em buscar tudo o que é bom. Não me referia ao resto.

    ResponderExcluir
  15. Creio que você irá gostar. É um texto curto, simples e magnífico!

    http://www.americanhumanist.org/system/storage/63/1616/humanist-manifesto-portuguese.pdf

    Abs

    ResponderExcluir