Após participarem do ritual da Iniciatória - lavagem e unção, os mórmons dirigem-se ao vestiário e colocam roupas brancas sobre o garment.
Logo após, dirigem-se para a sala de investidura, carregando as demais peças de roupa que serão acrescentadas durante o ritual (veja AQUI).
As modernas "salas de Investidura" são pequenas salas de cinema no interior do templo, com um corredor no centro da sala. Portanto, a Investidura é apresentada na forma de um filme, com eventuais pausas para a participação de todos.
Abaixo, algumas fotos de salas de endowment (investidura):
As mulheres sentam-se à esquerda e os homens à direita, separados pelo corredor.
Na frente da sala há um altar (diferente do altar do casamento e selamento), sobre a qual estão a Bíblia, o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios.
Quando todos estão quietos, o filme começa, dando as boas-vindas aos irmãos do templo e explicando que todos devem ter recebido já as ordenaças da Iniciática de lavagem e unção, as peças do vestuário do Santo Sacerdócio e o novo nome.
As luzes então diminuem e, em seguida, começa um filme que retrata a criação da Terra em "períodos" de duração indeterminada, que são depois chamados de "dias".
A criação é realizada por dois deuses, sob a direção de um terceiro. O Deus principal, chamado Elohim, ordena que Jeová e Miguel executem o trabalho da criação. (Os mórmons acreditam que Elohim é Deus, o Pai, enquanto Jeová é Jesus Cristo na sua forma pré-mortal, e Miguel é o arcanjo cujo espírito será colocado no primeiro homem, o que faz dele Adão).
A fim de tornar o ritual impressionável e vital para eles em suas vidas diárias, os participantes do templo são aconselhados a considerarem-se, respectivamente, Adão e Eva.
Na sequência da criação, o espírito de Miguel é colocado em um corpo. Os Deuses despertam-no, mas colocam-no para dormir novamente, a fim de formar uma mulher de sua costela.
Quando ele desperta do sono, ele torna-se Adão, “como uma criança." Ele também esqueceu tudo sobre sua existência pré-mortal.
Depois de despertar, Adão nomeia sua mulher Eva, “porque ela é a mãe de todos os viventes” e os Deuses proíbem o casal de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
O casal feliz, em seguida, passeiam no jardim.
A tentação de Adão e Eva no Jardim do Éden é então encenada.
Satã (interpretado, em uma das versões, pelo cantor de ópera mórmon Michael Balam) é mostrado à espreita no jardim, quando ele se apresenta à Adão como seu "irmão".
Incapaz de seduzir Adão a provar do fruto, Satanás consegue pursuadir Eva a comer do fruto.Ela, por sua vez, diz à Adão o que fez, e ele compartilha o fruto.
De repente, os olhos de Eva são abertos e ela reconhece o seu tentador como "aquele que foi expulso da presença do pai por rebelião."
Lúcifer percebe isso, e depois diz que o casal deve vestir-se com aventais de folhas figo, para que Deus não veja a sua nudez.
O casal faz o avental e se esconde.
(Neste momento todos os participantes colocam seus aventais - veja detalhes AQUI).
Os deuses aparecem e castigam Adão e Eva por sua desobediência, e Elohim os amaldiçoa, e expulsa Lúcifer do jardim.
Querubins e uma espada flamejante são colocados entre Adão e Eva e a Árvore da Vida, para que não estendam as mãos e partilhem do fruto e vivam para sempre em seus pecados.
Embora Elohim deu um Salvador para a humanidade (significando Jesus), Adão e Eva ainda devem assumir certas convênios e aprender os segredos do Sacerdócio se eles quiserem regressar à Sua presença.
Os segredos do Sacerdócio consistem em sinais, símbolos e palavras.
Os sinais são gestos físicos, os toques são apertos de mão secretos, e as palavras são os nomes dos sinais.
No ritual pré-1990 também havia "sinais de pena" ou "penalidades", que indicavam como o mórmon preferiria morrer se ele/ela traissem os segredos do templo.
O filme é interrompido para permitir que os telespectadores participem brevemente em determinados pontos-chave – repetindo os sinais, toques e acrescentando as peças de roupas extra - veja detalhes AQUI.
Os convênios (dados em momentos específicos durante toda a cerimônia) incluem coisas como viver castamente, obedecer aos líderes mórmons e doar toda a riqueza para a Igreja, se forem ordenados a fazê-lo.
Os participantes do templo levantam-se e tomam sobre si todas as obrigações dadas a Adão e Eva. É solicitado também que eles coloquem suas roupas do templo, em determinadas partes do filme. O robe, o chapéu e cinto são trocados para o outro lado do corpo durante a parte final da cerimônia - veja detalhes AQUI.
Depois de receber esses primeiros segredos, Adão e Eva são expulsos do jardim.
Depois de serem expulsos para o "mundo solitário e triste" Adão e Eva são seguidos por Lúcifer, que tenta desviá-los.
Elohim envia os espíritos pré-mortais de Pedro, Tiago e João, para saber se Adão tem sido leal aos toques e sinais que recebeu.
O apóstolos relatam que Adão e Eva "e sua posteridade" (os irmãos no Templo) são leais e fiéis, e depois voltam para fornecer "mais luz e conhecimento" à Adão. Eles também expulsam Satanás.
Eles, então, dão à Adão mais sinais, símbolos e convênios secretos.
Assim termina o filme, e o restante da Investidura é feita por um "oficiante" quem está à frente do altar, e que ensina os sinais secretos, etc, quando o filme assim requisita -veja detalhes AQUI.
Esta consiste em ficarem em pé ao redor do altar, e fazer todos os sinais e símbolos do Sacerdócio, incluindo um canto com as palavras "Ó Deus, ouve as palavras da minha boca" (três vezes). Na investidura pré-1990, as palavras eram ditas na língua “adâmica”: "Pay Lay Ale".
Depois disso, os mórmons aprender o significado dos símbolos em seus garments, observando o oficiante apontar para marcas semelhantes no véu do templo.
Eles são informados que, para completar a cerimônia, todos devem passar por uma abertura no véu, alcançando a Sala Celestial (que representa entrar no Reino Celestial, o céu mórmon).
O véu tem várias fendas, com as formas das marcas do garment (o esquadro e o compasso, etc), e na mesma posição.
Uma pessoa, que representa "Deus", fica do outro lado do véu.
Ele põe a mão através de uma fenda, na altura da cintura, para testar o conhecimento dos toques do Sacerdócio de cada um dos que assistiram a cerimônia.
Há um ensaio de todos os toques do Sacerdócio neste momento. Os irmãos são informados de que devem fazer o mesmo, e eles são chamados até o véu, para fazê-lo.
Após fazer todos os toques e responder às perguntas (sempre com um oficiante do templo ao lado, para ajudá-los se esquecerem alguma coisa), eles entram na "sala celestial".
Isso completa o ritual da Investidura.
Comentários:
Comentários:
Uma conexão muito distinta entre Mormonismo e Maçonaria realmente existe embora muitos apologistas mórmons discordem.
O endowment mórmon tem quatro símbolos, os primeiros três correspondem em diversos aspectos aos três graus da maçonaria. O quarto não corresponde a um grau da maçonaria, mas possui paralelo forte à parcela final da terceira cerimônia da maçonaria.
O endowment mórmon tem quatro símbolos, os primeiros três correspondem em diversos aspectos aos três graus da maçonaria. O quarto não corresponde a um grau da maçonaria, mas possui paralelo forte à parcela final da terceira cerimônia da maçonaria.
Um dos pontos marcantes na história é que Joseph Smith não apenas alegou ter reconhecido na Maçonaria sobrevivência de antigas práticas templárias, mas que ele ousou corrigir o que havia encontrado, oferecendo em seu lugar o que ele dizia ser o protótipo incorrupto. Desta forma, enquanto o ritual do templo Mórmon realmente carrega alguma semelhança com a Maçonaria, ele também difere em pontos significativos, mostrando que Joseph Smith tinha suas próprias idéias.
Ouça, em inglês, TODA a cerimônia realizada dentro do templo SUD clicando na figura ou no link abaixo :
Jonathas
ResponderExcluirEu ainda publicarei a segunda parte do Endowment, sobre a passagen no véu (a primeira está em Os toques Secretos.
É uma tradução difícil, pois estou tentnado encontrar as figuras certas para deixar claro o que é feito.
Depois publicarei um texto com o ritual completo, inclusive com o filme.
E os textos aqui podem e devem ser usados, desde que sejam devidamente referenciados e não tenham fins lucrativos.
Abs