Podemos ler sobre a história de Leonard Arrington em sua auto-biografia “Adventures of a Church Historian”.
Nesse livro, ele expõe alguns fatos:
• foi apoiado durante uma Conferência Geral em 1972 como historiador da Igreja SUD
Nesse livro, ele expõe alguns fatos:
• foi apoiado durante uma Conferência Geral em 1972 como historiador da Igreja SUD
• iniciou seu chamado sabendo que teria amplo acesso aos arquivos da Igreja e uma ilimitada revisão eclesiástica de suas publicações
• abriu um Departamento Histórico, contratou historiadores e iniciou a escrever uma versão honesta da história da igreja.
• infelizmente, com o tempo, os líderes da igreja ficaram desconfortáveis com sua forma franca ao escrever sobre a história SUD. E não porque a história não fosse verdadeira, mas porque a liderança julgou que seus escritos não eram práticos ou úteis, pois desafiavam a fé das pessoas.
• com o tempo, o acesso de Leonard Arrington aos arquivos da Igreja foram se tornando cada vez mais restritos e seus artigos começaram a passar pelo crivo eclesiástico dos apóstolos e outros líderes da Igreja SUD.
De fato, próximo ao fim de sua admnistração, apareceram um série de políticas impostas pelas Autoridades Gerais durante o exercício de Leonard Arrington:
• Por intervenção direta de dois membros do quórum dos doze apóstolos, Eugene England e Lowell Bennion foram proibidos de publicarem através da ‘Deseret Books’ ou ‘Bookcraft’.
• Carol Lynn Pearson, que escreveu o livro “Goodbye, I love you”, também entrou para a lista negra das publicações, até que ela fosse capaz de reverter sua postura.
• Claudia Bushman e Scott Keanney não puderam publicar ou sequer serem mencionados na Igreja por causa de sua ligações com “Exponent II” e a revista “Sunstone”.
• Vários intelectuais mórmons enviaram material para publicação usando pseudônimos, para que assim não fossem colocados na "lista negra".
Todos os pontos acima estão no livro “Adventures of a Church historian”, p.154, de Leonard Arrington.
No início dos anos 70, estas histórias vieram à tona, e em 1982, o Departamento de História da Igreja SUD foi dissolvido e Leonard Arrington foi desobrigado como historiador da Igreja, em silêncio, fora de uma Conferência Geral.
Texto adaptado de Diário História SUD
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